tratamentos dermatologicos medicos

Dermatológicos

Peeling químicos

A pele é um órgão em constante renovação. Todos os dias, células novas são produzidas e eliminadas. Porém, com o passar dos anos, a agilidade de renovação diminui. O envelhecimento e a exposição solar resultam nas temíveis rugas, manchas, flacidez e a pele perde sua vivacidade.

Sobre o tratamento
O peeling químico é um tratamento que consiste na aceleração do processo de renovação celular através de técnicas de micro abrasão com ácido retinóico ou ácido salicílico.
O objetivo do peeling é provocar a descamação controlada da pele, retirar as células danificadas para nascer uma nova pele, mais lisa, menos enrugada e mais saudável.

Vantagens
O tratamento com o peeling químico é bem rápido e seguro. Não invasivo e não cirúrgico.
Pode ser associado a outros tratamentos estéticos faciais para potencializar o resultado, como preenchimento e toxina botulínica.
Não invasivo e não cirúrgico.

O peeling químico é indicado para:
- Tratar rugas finas;
- Melhorar a textura da pele;
- Clarear diversos tipos de manchas na pele – manchas de sol, manchas por causa da idade, sardas, manchas por causa do fígado e manchas por causa da pílula anticoncepcional;
- Estimular o crescimento de novas células;
- Tratar acnes e cicatrizes;
- Fortalecer a camada da epiderme;
- Tratar as marcas do envelhecimento causadas pelo sol;
- Devolver o brilho natural da pele.

Procedimento
O tratamento é realizado através da aplicação do ácido - agente esfoliativo - nas áreas que serão tratadas. Os peelings químicos podem ser superficiais, médios e profundos, vai depender da necessidade do paciente, assim como a quantidade de sessões do tratamento.
Durante o procedimento é normal sentir uma sensação quente na pele, que pode durar de cinco a dez minutos. Essa sensação pode ser seguida por outra, de ardência.
Geralmente, demora de duas a três dias para iniciar a descamação das camadas da pele. As descamações superficiais normalmente apresentam vermelhidão que pode durar de três a cinco dias. As descamações médias ou profundas podem levar um tempo maior para se regenerarem.

Cuidados pós tratamento
Poucos dias após a aplicação, é normal a área tratada apresentar vermelhidão, e dependendo do grau de profundidade, um pouco inchada, o que pode durar alguns dias.
É fundamental para o sucesso do tratamento evitar exposição solar, pois a nova pele é frágil e muito mais sujeita a ser danificada. Usar hidratante e filtro solar regularmente. Não remover as escamas quando a pele começar a descamar.

Contraindicações
O peeling químico é contraindicado para gestantes, mulheres que estão amamentando, pacientes com hipersensibilidade, pacientes que apresentam alguma doença de pele e pacientes que realizaram o uso de medicamentos à base de isotretinoína no último ano.

Este site segue os princípios do Código de Ética Médica Brasileiro e dos Princípios Éticos para Sites de Medicina e Saúde na Internet do CREMESP